Ultimas

14 novembro 2013

(Doces Tentações) Vídeo Receita Sardela La Toscana + Série: Culinária e Comidas Típicas #1

Olá!

Vamos começar essa nova série de post com uma receita deliciosa, simples de preparo rápido e fácil. Recomendado para ser servido como aperitivo, esse antepasto italiana chama-se “Sardela La Toscana”. O ideal é que seja servida com pão italiano.


Então voilà:



* Série: Culinária e Comidas Típicas #1 *Toscana/Itália

Quem já teve a oportunidade de ir até lá (o que, ainda, não é o meu caso – Aff!), se apaixonou por praticamente tudo: o clima, as paisagens, a singeleza dos moradores e chegam a descrever certos restaurantes como sofisticados e contemporâneos. Confesso que isso só fez crescer minha ansiedade em partir para esse paraíso!

Como isso, ainda, não é possível - fui pra web, conhecer um pouquinho dessa trilha, da qual a Unesco designou seis destinos como patrimônio cultural da humanidade: Florença, sua principal cidade; a praça da catedral dePisa e sua famosa torre inclinada; o centro histórico de Siena; a pequena e elegante San Gimignano; o casario medieval de Pienza; e Val d'Orcia.




Roberta Ristori do blog Giro pela Toscana criou post interessantes e descreveu a culinária assim: “Muitos sabores, aromas e antigas receitas, a Toscana é uma paraíso para os apreciadores da boa-mesa. A culinária rústica, mas muito saborosa, tem como base a cozinha camponesa, com destaque para o azeite de ótima qualidade, tomates, favas, presuntos e salames. No litoral podem ser saboreados excelentes peixes e frutos-do-mar frescos”. Gostei bastante das sugestões que a blogueira deu – recomendo uma visita a pagina dela.



* Costumes Regionais

Eu que pensava que minha família é que gosta de “empanturrar” as visitas descobri que é tradição na Toscana comer muito, veja o que descobri no site Viaje Aqui:

“ Entrada (o antispasto, que pode ser uma saladinha, embutidos variados ou um crostini), primeiro prato (um prato quente, podendo ser um risoto, massa ou sopa), segundo prato (normalmente uma carne acompanhado do contorno, um acompanhamento) e uma taça de vinho da casa.
 Se a bistecca alla fiorentina, um bife alto, aromático e suculento, é o símbolo da gastronomia local, também merece o título seu perfumado azeite de oliva. Aqui a variedade de carnes é ampla, de caça a javalis, de porco a boi, a essência de uma escola de açougueiros cujas habilidades se espalharam pelo mundo.
Considerando que a região é vizinha da Emilia-Romanha -- de onde vem queijos como o parmesão, grana padana e o azeite balsâmico

Vinhos -- A produção vinícola na Toscana remonta à ocupação humana na região. A produção local abasteceu por séculos as festas romanas, estabeleceu-se com uma tradição à mesa e, nos anos 1970, passaram a receber investimentos em tecnologia, novas castas e produtos. Os mais conhecidos rótulos da região são o Chianti Classico (um tinto que virou best-seller mundo afora), o Vino Nobile de Montepulciano (semelhante ao Chianti, mas considerado superior), o Vernaccia di San Gimignano (um branco fresco e frutado) e o Brunello di Montalcino (um tinto feito da uva Sangiovese).

Vários viticultores abrem as portas de suas casas para a visita de turistas, com direito a degustações e passeios técnicos.”

> E para ir matando a vontade de conhecer esse paraíso e, quem sabe, viver um romance por lá recomendo que vocês assistam: 

Filme: Sob o sol da Toscana (2003)

Sinopse: 
Frances Mayes (Diane Lane) é uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu novo texto. Porém enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa acaba conhecendo um novo homem, que reacende sua paixão.




> Abraços e bon appétit!  - La Pimenta

12 comentários:

  1. Aiii, Itália sonho de consumo.
    Dá mais vontade de viajar lendo seu post, hahaha E só de pensar em vinho, me deu água na boca.
    Beijão
    http://triestilosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina confesso que sonho em ir a Itália e curtir tanto a Toscana como tuuuddoooo que esse país tem! Bom saber que você também sonha com isso - faço votos que logo.. logo vc vá.
      Obrigada pela visita - La Pimenta

      Excluir
  2. Oinn, saudade do filme "Sol o sol da Toscana", faz um tempão que assisti....
    Bem, se lá o pessoal costuma se 'empanturrar' de comida, é lá que eu devo estar, hiuahiua. Como sou doida por pão, não posso perder esta receita por nada deste mundo.

    Seu blog é lindo.
    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2013/11/sorteio-de-uma-filmadoracamera.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa você não faz ideia do quanto as visitas são obrigadas a comer... acho que até ficam com receio de voltar, kkkk
      Espero que "sua Sardela" fica de-li-cio-sa!!!
      Obrigada pela visita e espero te encontar sempre por aqui - bjokas La Pimenta

      Excluir
  3. Adorei a receita!
    Sou italiana e ainda não conheço a Itália, não vejo a hora!
    Beijos.

    http://petitmaketherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina como assim é italiana e ainda não foi a sua terra natal? Faço votos que você vá loguinho, tire um mundaréu de fotos e nos mostre - claro.

      Obrigada pela visita e espero te encontrar sempre por aqui - bjokas La Pimenta

      Excluir
  4. Adorei; adoro comidas diferentes
    sou péssima cozinhando mais essas vídeos me ajudam pra caramba rsrsrsrs

    Beijos

    http://maeefilhoo.blogspot.com.br/2013/11/promocao-happy-baby.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se realmente gosta de comidas diferentes, faço questão, de ter seus comentários por aqui durante toda essa série de post's porque a ideia é viajar pelo mundo através da "Culinária e Comidas Típicas".
      Obrigada pela visita e espero te encontrar sempre por aqui - bjokas La Pimenta

      Excluir
  5. Menina que maravilha é essa? Vou tentar fazer aqui. Sou louca pra conhecer a Itália. Estou apaixonada pelas fotos. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Beth arrasa no preparo da "sua Sardela" tenho certeza que vai ficar de-li-ci-a!!!
    Obrigada pela visita e espero te encontar sempre por aqui - bjokas La Pimenta

    ResponderExcluir
  7. Adorei a receita!
    Meu sonho é conhecer a Itália,nunca tinha ouvido falar desse filme!
    Parabéns pelo post ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  8. Nao conhecia essa receita, vou tentar quem sabe né.


    xx

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta