Ultimas

23 outubro 2013

(Resenha) Metamorfose – Franz Kafka


A Metamorfose – Franz Kafka – 1ª Edição, 96 Páginas, 2003 – Companhia das Letras

Sinopse: A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

Existe um termo na literatura cunhado como Kafkiano, e apenas esse termo é capaz de definir as incríveis obras escritas por Franz Kakfa, sendo assim Metamorfose não poderia ser definido de uma forma diferente.

Ao começar a ler a primeira frase já mexe com o leitor e mostra o quanto o livro é brisado. Eis a frase para apreciação: "Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso" .
O autor aborda o tema bizarro de forma natural e nos surpreende com o desenrolar da história. Você não acredita no que lê! Passa os olhos pelas frases não apenas uma, duas, mas até três vezes e pensa "Esse autor é maluco!"

Escrito em terceira pessoa, como se alguém estivesse te contando um caso super normal que aconteceu com um conhecido, Kakfa fala da história de Gregor, um vendedor caixeiro viajante que acordou transformado em um inseto gigante. (E o leitor fica imaginando qual inseto seria esse!!)

A trama fica cada vez mais louca e surpreendente, sempre cheia de classe e do estilo próprio do Kakfa. Um verdadeiro clássico da literatura moderna e uma das obras mais importantes da história da literatura e frequentemente citada ou trabalhada durante o ensino médio e no decorrer de alguns cursos de graduação, inclusive há aqueles que se especializam em Kakfa em suas teses de mestrado e doutorado.

Então você não pode ficar sem ler "Metamorfose", é simplesmente kafkiano !!

4 comentários:

  1. Fiquei super suuuper curiosa para ler o livro por causa dessa frase que você colocou....
    Admito que to aqui tentando entender direito o que ela significa... preciso do livro
    hahaha
    Beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Em breve lerei essa trama.
    Quero conhecer a escrita do autor.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Haha adorei a resenha!
    só ple a capa e pela sinopse eu nã leria o livro, nunca li nada do autor, já tentei mas nunca deu certo não é o tipo de leitura que me agrada! :/

    beijos!
    http:// tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Li um resumo dessa obra do Kafka na faculdade, achei interessante.
    Quem sabe agora rola de ler o livro?!?!

    Bjokas
    Diva

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta