Ultimas

11 janeiro 2013

( Resenha) Maria Fernanda Guerreiro - A Filha da Minha Mãe e Eu


Maria Fernanda Guerreiro, Subtítulo: Mesmo quem nos ama às vezes não consegue ver quem realmente somos, Edição: 1, Editora: Novo Conceito, Ano: 2012, Páginas: 272

Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.


Me interessei pelo livro quando vi na galeria do Skoob da minha cunhada Letícia.
Li a sinopse e gostei, pensei deve ser um livro muito bom, pelo fato de falar de mãe e filha.
A história começa com Mariana sentada na cama, com o resultado do teste de gravidez na mão. Pensando: com o meu filho vai ser diferente. Preciso me sentir filha antes de me tornar mãe.
O livro conta sobre a relação de mãe e filha, do ponto de vista de Mariana é ela que conta e narra a história, que começa quando ela tinha cinco anos de idade. O que sentia ao ver seu irmão ser mais mimado que ela, em muitas situações a mãe era injusta com a filha.
Ela tenta várias vezes se aproximar da mãe mas sem nenhum resultado, cada dia que passa ela se aproxima mais do pai, Com o passar do tempo o relacionamento entre mãe e filha fica complicado, a mãe tem ciúmes de pai e filha, Mariana e o  pai  são muito amigos, é muito lindo o relacionamento deles.
Helena teve uma infância regrada, foi abandonada pela mãe, quem a criou e os irmãos foi  o pai, ela foi morar com a  tia em São Paulo, foi então que conheceu o pai de Mariana  e eles se casaram, ela era muito nova quando se casou ,Helena é uma mulher determinada, tem  paciência com os filhos, os defende sempre que pode e quando fica sabendo  das coisas que acontece, ela é  fechada não  se abre  com o marido e muito menos com os filhos, Mariana e Gustavo, seu irmão, crescem sem conseguir  muitas vezes aproximarem-se da mãe .
O livro fala de todas as fases de Mariana, criança, adolescente, indo para a faculdade, seus amores, problemas de família e como mãe e a filha lidam com as situações mais diversas.
Com o passar dos tempos ela entende o porquê a mãe agia daquele jeito com ela, o desenrolar da historia é muito emocionante, lindo, o livro é perfeito. Sua narrativa em primeira pessoa é ótima, a autora escreveu uma história leve, muito gostosa de ler. 
Você vai ri, chorar, com os relatos de Mariana e toda sua família. É impossível não se identificar com as duas e se colocar no lugar delas.
Eu amei pelo fato de Mariana nunca desistir da mãe, sempre foi atrás de respostas mesmas em muitas situações não tendo nenhuma!

Paulina

8 comentários:

  1. Eu indico a todos ler esse livro,Depois que eu li ele,consegui compreender muitas coisas em relação a mãe e filha,que antes eu não via.
    Leiam vocês amar assim como eu amei!

    ResponderExcluir
  2. nossa paulina pimenta muito boa sua resenha. kero ler esse livro depois.

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive muita curiosidade em ler esse livro, agora só aumentou com a sua resenha. Parabéns pelo blog, sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Está na minha lista de livros a serem lidos neste ano! Abraço!
    Andrea.
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido uma resenha desse livro, parece ser bom.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, depois dessa resenha eu fiquei com vontade de ler o livro. Antes ele não tinha me chamado muito a atenção...

    Te indiquei para um selinho lá no blog!

    http://americanmuffins.blogspot.com.br/2013/01/selinho.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse livro há um tempão mas ainda está na minha fila de leitura. Realmente parece ser lindo, e tive a impressão de que há um aspecto psicológico importante no enredo, coisa que me atrai bastante. Lerei o livro com certeza, só não sei se será tão logo, mas lerei!

    bjs
    Livro Lab

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta